segunda-feira, novembro 13, 2006

Um acto nobre ou de fraco???

" A única vez em que um Homem olha para outro de cima para baixo, é quando o quer ajudar a levantar. " ( provérbio português )
Acho que vale a pena pensar nisto.... será mesmo assim ou é se cobarde ao ter um gesto que acho muito nobre para com outra pessoa??? Afinal também gostamos que nos ajudem não é verdade? Sabe bem ser ajudado... porquê não inverter por vezes os papeis...???
Abraços Teatrais,
Sir Pedro Castro

8 comentários:

Anónimo disse...

Meus Caros,
Devo esclarecer - alguém os induziu em erro! - que esta notável frase não é um provérbio português. Tomem nota:
Num dos extractos do testamento do Nobel Gabriel Garcia Marquez, ("Gabo" para os amigos), lá estava ela...
"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro, de cima para baixo, para ajudá-lo a levantar-se"
Brilhante, o colombiano, hã?

ps-continuem a dar asas às vossas penas e venham de lá essas prosas...

SArtísticas

Rúben disse...

isto diz tudo de como deve pensar um homem (e não só): a frase e quem a escreveu. São ambos fantásticos. Adorei o teu comment! Concordo plenamente! A partir de agora será só amigo! :D

ABRAÇOS
RÚBEN

Anónimo disse...

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"

PS- gosto de ver a nossa juventude cheia de garra para vencer na vida!

bem hajam!

Anónimo disse...

Saudações Artísticas!

Lembrei-me de uma curta história que me apetece partilhar convosco.

Na Grécia antiga, Sócrates foi abordado por um amigo...
- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?
- Espera um momento, - disse Sócrates - Antes de continuares, quero fazer-te um teste, chama-se o Teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras?!
- Sim, - continuou Sócrates - Antes de me dizeres seja o que for acerca do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer. A 1ª Peneira é a Verdade. Tens a certeza absoluta de que o que me vais dizer é Verdade?
- Não... eu só ouvi..., ou foi o que eu percebi...
- Tudo bem. - disse Sócrates - Então não sabes se realmente é Verdade ou não. Vamos tentar a 2ª Peneira. A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo de Bom?
- Nem por isso...
Então Sócrates continuou.
- Queres dizer-me algo de mau acerca dele mesmo sem saberes, com toda a certeza, se é verdade?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da Utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?
- Acho que não.
- Bem... - Concluiu Sócrates - Se o que me queres dizer não é Verdade, nem Bom nem Útil para mim porque mo queres dizer?!
O amigo ficou envergonhado!

Anónimo disse...

Grande castro!!Passei aqui pa te deixar um abraco e continuacao de um bom blog,q ta curtido sim senhor.Passa tambem pelo meu.abracao ai,porta.te

Rúben disse...

caro are you talking to me? gostei sinceramente da historia!parece-me bem real e moral agora gostava de compreender, desculpe a minha ignorancia, em que é que isto tem a ver com o blog? estará a dizer que este post foi sem verdade, bondade e utilidade. Ou estará a querer dizer que o foi?

cumprimentos

Rúben

Anónimo disse...

Talvez o/a are you talking to me? queira apontar para quem escreveu isto, e os sentimentos que atravessavam o seu autor. Na "curta história" ele conta que, basicamente, Sócrates mostrou ao aluno que nem sempre precisamos falar e comentar certos assuntos, somente porque não nos dizem respeito, ou porque não devemos argumentar teses não provadas, ou até porque, envoltos em neblimas de falsidades e negativismos, era preferível falar sobre algo bom e não sobre mais podre(já temos tantos neste mundo!)...
talvez se desenvolvessem a ideia, direccionando-a para o vosso blog , ou para o que o autor do post queria realmente dizer com tal texto...
are you talking to me? desculpe se fiz alguma conclusão errada sobre a sua intenção ao nos contar a tal história. Mas, por favor, explique-se, também quero saber a sua real intenção!

Hasta!
Como vocês dizem: Abraços artísticos!

Anónimo disse...

Meus caros Pedro & Ruben,

Não quero, de todo, ferir a vossa sensibilidade! Longe de mim. Eu, que tanto RESPEITO, AFECTO e PAIXÃO tenho pelas artes! Qualquer arte!
e vocês,- tal como eu em tempos, (hoje não passa de um hobby!)- têm a suprema felicidade de dar largas à vossa arte, imaginação, criatividade, sensibilidade... aqui mesmo neste blog que, pelo que me é dado apreciar, é tão acarinhado e desejado por todos!
e porquê?
porque é útil, bom, bonito e bem feito mas, sobretudo, porque é verdadeiro!
e num blog intitulado "o mundo é um palco", onde pelos vistos todos representamos com maior ou menor intensidade os nossos papeis, apresentamos os nossos dramas, as nossas comédias a par das tragédias que nos trocam as voltas à vida,...
e em que alguns, se preocupam com a quantidade das falas e não com a peça inteira...
É LOUVÁVEL que jovens estreantes na arte de representar consigam ser tão genuínos, puros e com tanta vontade de contrariar os que vivem (ou pensam que vivem) do "TER" e não do "SER".

espero que este comentário seja esclarecedor!

ps-maria cris percebeu, claramente, qual era o propósito desta história!

SAUDAÇÕES ARTÍSTICAS