terça-feira, novembro 14, 2006

Opiniões...

Alexandre O' Neill, escreveu num livro da sua autoria, intitulado " Passo tudo pela refinadora " uma frase, de um outro escritor, Guimarães Rosa, e passo a transcrevê-la: " Pão ou pães é questão de opiniães."

Uma pessoa que oiça isto da boca de outra, pensa que o locutor é maluquinho da cabeça!!!

" Opiniães "?????? Onde é que já se ouviu alguém, com o minimo de cultura, dizer tal palavrão? Sim, porque isto é considerado um palavrão! Não digo que não aconteça, já que um politico do nosso Governo, disse que " (...) eles HADEM. ", e é um Sr. Doutor Exelentissimo..., ou diz que é.

Mas voltando ao início...

As opiniões variam de pessoa para pessoa, e ninguém tem que contestar nada! Cada um pensa conforme lhe der na real gana, e diz o que lhe der na " pinha ", mas tudo dentro dos limites. Cada um tem a sua formação, a sua educação, os seus valores, os seus príncipios, e quem somos nós para contestar tal coisa? Tudo isto varia de pessoa para pessoa. Cada um é como é...

Isto apenas para escrever o seguinte: Da próxima vez que algum de nós ouvir alguma coisa da boca de outra pessoa, que não corresponda com o que nos foi ensinado, ou que não estamos habituados a ouvir, temos que pensar duas vezes antes de dar qualquer tipo de resposta, e procurar ouvir e sobretudo antes de criar qualquer tipo de juizo, COMPREENDER, que é coisa que todos nós muitas vezes temos dificuldade em fazer...

Espero que este post transmita alguma mensagem a cada um de nós, e sobretudo que pensem bem nas coisas que já possam ter dito a certas pessoas baseados apenas nos vossos critérios. Não é por uma pessoa ter critérios diferentes que deixa de ser uma pessoa divertida, amiga, simpática etc...

" Não prometas..., reflecte. "

Abraços Teatrais,
Sir Pedro Castro

5 comentários:

Sofia disse...

Nem acredito que ninguém comentou..! Deixaram-me ao menos o pioneirismo nesta tarefa, o que já não é mau...
Pedro, mais uma vez, gostei do teu post. Mais uma vez falaste e disseste.

Gostei da tua 'opiniãe' e concordo, por exemplo, no ponto em que cada um tem a sua e não há que contestar, mas sim aceitar, compreender e expôr a sua de forma respeitadora se for o caso.

Um beijinho para si, outro para o Ruben!

Anónimo disse...

Fiquei sem saber se o meu esclarecimento tinha sido suficiente ou, na pior das hipóteses, não me passaram mais cartão, nem querem voltar a ler-me tão cedo! Pois se for esse o caso: "fora de cena quem não é de cena" e eu, acato muito bem as ordens!

Mas antes de me retirar de cena, gostava só de fazer um pequeno comentário a esta prosa da dupla "Pedro & Ruben".

Como saberão, o Poeta Alexandre O'Neill foi dos homens que mais se pôde dar ao luxo de brincar com as palavras, melhor dizendo, fazia delas o que queria, gozava com elas, re-inventava-as à sua maneira, cantava-as... era um atrevido como copywriter, com uma enorme dose de jeito para o jogo de palavras, para o trocadilho, etc. Ora vejam:

"... Propus uma vez a alguém (por brincadeira, claro) que oferecesse um slogan ao Metropolitano de Lisboa. O slogan era: Vá de Metro, Satanás! esta brincadeira ía-me custando o emprego. Mas também fiz um a sério, que foi muito conhecido e ainda hoje é usado (que pena não o ter registado): Há mar e mar!/ Há ir e voltar.
...O Slogan até já consta de um dicionário de provérbios portugueses. Mais uma prova de como eu sou desarrumado e nunca penso nas consequências, a não ser quando escrevo". - in "Alexandre O'Neill: Passo tudo pela Refinadora" de Laurinda Bom.

Ps- sorry Sir Pedro Castro! ;) o seu a seu dono, right?

E, para terminar e não mais voltar (a não ser que me peçam com muito jeitinho!... já estou a fazer beicinho...) volto às palavras do Poeta: "...a incapacidade de agir. O não saber para o que somos vocacionados. O viver sem projecto".

Não é o vosso caso, seguramente!´
Só por isso já merecem o meu aplauso!

SArtísticas e até sempre

Anónimo disse...

Bemmmmmmmm! esta malta aqui não brinca em serviço! ele é poetas pra cá, prosas pra lá, elogios em lá, beijos... quem dá???
acho que errei a profissão!
esbarrei convosco e agora, divirto-me à brava a ler-vos!
gosto dos "rodriguinhos" que vocês fazem uns aos outros e acho que devem mesmo gostar da escola e dos profs e dos amigos e colegas... também posso ir estudar pr'aí???
é pás!!! não posso! tenho que ir ajudar o meu pai que me acorda às 5 da matina para o ajudar a carregar a furgoneta porque vai vender no mercado da Malveira... ´mas eu - mesmo não vos conhecendo, GOSTO MUITO DE VOCÊS e TORÇO POR VOCÊS! Eu leio pouco e vou pouco ao teatro mas gosto, pronto!!! mas também não vejo novelas...

SORTE pra todos e, se algum dia forem à Malveira perguntem pelo filho do Óscar da banca da fruta... sou eu e ainda vos arranjo umas romãs agora pró Natal, malta!!!

como vocês dizem lá na vossa linguagem do teatro: Muita m**da e cumprimentos meus ao Moliere!!!
PUm! PUM! Pum! (ainda não sei bem se são 7 porradas no palco ou 3... ensinam-me, por favor)

Um grande abraço Rafael (Rafa, pra vocês que são uns bacanos)

Rúben disse...

Rafael, ou Rafa...

Ficámos muito impressionados com a tua história, mas a verdade é que apartir dela, podemos transmitir uma mensagem: é que nem todos temos as mesmas possibilidades, as mesmas chances, as mesmas oportunnidades, as mesmas coisas, mas isso não implica que não tenhamos interesse ou curiosidade mental!!!

Tu pelos vistos, tens curiosidade e queres saber mais, mas trabalhando aprendes também muito mais sobre a vida tal e qual como ela é, dura e crua, enquanto nós aprendemos o que vem nos manuais escolares e o que os profs nos dizem!!

Gostámos muito do teu comentário, e continua a ler o blog, pois assim podemos partilhar coisas, histórias, tu, o Rúben e eu.

Muito Obrigado...

Abraços Teatrais, Sir Pedro Castro

João disse...

NÃO! Tudo menos isso! Pela santissíma trindade eu peço-lhe que não se retire! "are you talking to me" acha bem que um blog tão jeitoso, como este, merecia perder o/a seu/ua melhor comentador/a? Olhe sinceramente não acho e não estou de acordo, não senhor!
Continuando a dor o mote à questão dos jogos e brincadeiras de palavras tenho a rezar o seguinte: é de referir essa grande pessoa que é Mia Couto, que apesar de não ter nascido na Beira mas em Moçambique, que brinca com as palavras qual rapazito com os seus Legos. Elefaz das coisas mais inamagináveis que a minha pessoa alguma vez viu.
Um grande bem haja ao Mia Couto, e outro enorme bem haja a "are you talking to me".
abraços
Robalo