quarta-feira, novembro 22, 2006

Liberdade

Hoje, numa aula falámos de um tema que por vezes, suscita alguma polémica: Liberdade; e caramba, como foi asunto que deu " pano para mangas "!

Disse o nosso Professor da disciplina de Integração, Carlos Carranca, uma frase de uma grande figura da nosso literatura, Miguel Torga, e o Carranca é um sério fã de Miguel Torga. Passo então a citar: " A Liberdade é uma penosa conquista da solidão ".

Quando ouvi esta frase do Torga, comecei logo a escrever, pois interpretei-a da seguinte forma:

Realmente, pensando bem, ao estarmos sozinhos no meio do silêncio, ou a ouvir música baixinho, ou no meio do nada, bem mas o que interessa é estarmos sozinhos, conseguimos aos poucos e poucos obter respostas e descobrir o nosso eu que nem nós conhecemos, ou seja, o que realmente somos por dentro.

Nunca sentiram ao estarem sozinhos, que a nossa cabeça começa a funcionar a 1000 km/hr, e começamos a pensar em tudo sem qualquer tipo de censura, falamos o que queremos, gritamos o que queremos, mexemo-nos como queremos, e tudo isto sem termos ninguém por perto para criticar o que estamos a fazer e a perguntar porquê, pois aí sentiriamo-nos sufocados...

Nesses momentos eu sinto-me, ou vocês também se sentem livres, sem qualquer tipo de preocupação, sem qualquer peso de consicência com afazeres.. bem bom!

Mas porque será que a Liberdade é "(...) uma penosa conquista "? Porque a Liberdade, por muito mais que sejamos livres de pensamento e palavras, estamos sempre condicionados e corremos o risco de ficarmos sozinhos porque não temos pensamentos parecidos / iguais ou não nos expressamos da mesma maneira que os outras pessoas, amigos etc.

Estamos sempre com medo de á custa disto, sofrer qualquer tipo de represálias. NUNCA dizemos tudo, e o que fica são considerados os " X Files ", aqueles só nossos, e por muito mais que as pessoas digam que dizem sempre tudo na cara, não é verdade.

E porquê????????????????????????????????????????????

Porque por muito que sejamos fortes, há sempre qualquer coisa que fica sempre para nós, pois temos receio de desiludir a pessoa a quem nos dirigimos. Não era nada de bom tom fazer tal coisa, mas se acontecer porque estamos a ser verdadeiros, então antes assim!

Até eu sinto isto por vezes, mas neste momento, não tenho qualquer tipo de medo de dizer ou fazer o que quer que seja! Digo o que tenho a dizer, o que sinto e digo-o sinceramente e de uma forma sentida!

Digo tais coisas, porque para além de ser humano, tenho sentimentos, e quando digo que gosto de alguma coisa, ou que odeio alguma coisa, é mesmo o que se passa, pois não posso ser falso e esconder!!

Isto condiona-nos sempre a liberdade, pois a nossa liberdade não acaba onde começa a dos outros, simplesmente continua de maneira a ser o mais amigo, e respeitador possivel.

Abraços Teatrais,
Sir Pedro Castro

4 comentários:

Anónimo disse...

Nos nascemos completamente livre, sem condições nem condicionamentos, mas logo a nascença surgem logo condicionante à nossa liberdade. O simples facto de teres de respirar é uma condicionante a tua liberdade.

A liberdade "total" é um completa utopia, na minha opinião inatingivel. A liberdade total não existiria numa total anarquia...

É impossivel, mas dentro de nós, dentro da nossa mente e do nosso espirito, somos totalmente livres, ninguém cobra os teus pensamentos nem os lê, nem sequer os proibe. Liberdade Mental existe.

Gostei do post.

Abraço

Anónimo disse...

Meu Caro Jovem,

Gostei do seu texto (à parte a gralhazita do sentiriamo-nos!!... bem sei que a nossa língua, às vezes, é traiçoeira mas, permita-me que o corrija: sentir-nos-íamos é a forma correcta). Feito este pequeno reparo, vamos ao que me trouxe aqui ao seu espaço.

De facto, jovem Amigo – espero que não considere abusivo o tratamento! – a LIBERDADE, tem um preço muito alto: paga-se, às vezes, com a solidão. Eu que o diga! Mas note que não me sinto só sempre que estou sózinho, senão, sentir-me-ía em má companhia! Não é, de todo, o caso. Dou-me bem comigo e, modéstia à parte, os outros com quem me dou, também não se queixam...

Mas perguntará você: SÓZINHO? Todos nós, em alguns momentos da vida, somos obrigados a fazer opções, escolhas,...
Preto ou branco?
Direita ou esquerda?
Sózinho ou acompanhado?
Verdade seja dita que muita gente há que, embora acompanhada, está só. Pior, sente-se só!

Alguns dos jovens com quem falo assiduamente, desabafam assim desta forma: “... o problema é que a solidão, às vezes, incomoda-nos... dá-nos trabalho, obriga-nos a reflectir, a meditar, a olharmos bem para dentro de nós, e isso, é chato... “

Pois é chato, é verdade, mas terá, seguramente as suas compensações que, só serão notadas um pouco mais à frente no processo necessário de amadurecimento pelo qual todos passamos...

Aliás: pelo que tenho lido aqui neste espaço, as suas, ou, vossas dúvidas, incertezas, questões, “mal-estar”, ansiedade, irritabilidade, mais não são do que reacções e comportamentos naturais em jovens que usam a cabeça para pensar... e não só para usar chapéu!

Todos nós – ou melhor, os que pensam! – passámos pelo mesmo. E quase todos – ou a grande maioria! – conseguimos dar a volta por cima!

Afinal o que é que todos – velhos e novos – queremos?
Andar na crista da onda...

Boas ondas!
Um abraço do
Velho Lobo-do-Mar

ARitaC disse...

Só para dizer que já entrei nessa moda dos blog's.

Beijola na tola.

Ritinha

Anónimo disse...

Good-Morning, Sir!!!

Resolvi dedicar-lhe este poema que, infelizmente, não é da minha autoria. Não sou grande apreciador de poesia mas, algumas coisas despertam-me a atenção e... guardo.

Hoje dedico-o a si e desejo-lhe um bom fim de semana.

A cigana leu o meu destino
Eu sonhei
Bola de cristal,
Jogo de búzios, cartomante
Eu sempre perguntei...

O que será
o amanhã
Como vai ser
o meu destino

Já desfolhei
o mal-me-quer
Primeiro amor
de um menino

E vai chegando o amanhecer
Leio a mensagem zodiacal
E o realejo diz
Que eu serei feliz
Sempre feliz

Como será o amanhã
Responda quem puder
O que irá me acontecer
O meu destino será como Deus quiser

Boas Ondas e um abraço do
Velho Lobo-do-Mar

Ps- se me quiser visitar é bem vindo aqui:
http://ovelholobodomar.blogspot.com/

e pode sempre "postar" o que quiser!

+1# do Velho LdoM